Feira Feito em Gramado inicia com valorização do trabalho de produtores e artesãos locais

Com entrada gratuita, a solenidade de abertura oficial ocorre nesta sexta-feira, dia 2, a partir das 17 horas

Junto à Festa da Colônia, também iniciou no pavilhão do Expogramado a Feira Feito em Gramado. Os mais de 100 expositores estão otimistas, principalmente com este feriadão. Também com entrada gratuita, a solenidade de abertura oficial ocorre nesta sexta-feira, dia 2, a partir das 17 horas.


O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, André Castilhos, conta que antes do início do evento, os participantes tiveram a oportunidade de passar por qualificações. Nos dias 15 e 17 de abril, ocorreram os workshops com os temas 


“Como transformar espaços comerciais para vender mais” e “A arte de encantar”. O objetivo foi capacitar os participantes para otimizar seus estandes, aprimorar técnicas de atendimento e maximizar os resultados de vendas durante a feira. “A qualificação dos nossos expositores é fundamental para que o público tenha uma experiência ainda mais positiva e para que os negócios prosperem durante o evento”, destacou.


A feira abre de domingo a quinta-feira, das 10 às 20 horas, e nas sextas, sábados e feriados, das 10 às 21 horas, e conta com expositores, praça de alimentação e shows.


Produtos personalizados


Jéssica Roosen Runge Hunge está presente pela oitava edição da Feira Feito em Gramado, com a Gramor Arts. A artesã é natural da cidade. Filha de jornalista, continuou o trabalho da mãe. “No ano de 1980 a vó trouxe um livro de artesanato da Alemanha, e tinha essa técnica de corte. A mãe começou a fazer o artesanato e meu pai saia para vender os anúncios do guia de turismo e aproveitava para também comercializar os produtos dela.


Nos anos 90, com entrada dos produtos do Paraguai, as vendas caíram e ela parou de produzir”, relembra. “Há cerca de oito anos, a mãe viu algo na Internet e ainda tinha as máquinas. Resolveu fazer, as pessoas se interessaram, e ela voltou a vender. Como ela tem o sítio, cuida também dos animais, deixou de fazer e eu comecei, estou há cinco anos ajudando e há três apenas me dedico só ao artesanato, deixei minha profissão, era professora”, conta.


Os brinquedos trabalham com a lógica, coordenação motora fina e habilidades cerebrais. “Ele trabalha questões que outros brinquedos tradicionais não trabalham, ele é um quebra-cabeça que não é plano. Eu vi o desenvolvimento do meu pequeno com ele”, frisa.


As opções são únicas e feitas manualmente, levam entre 3 a 4 horas para fazer um. “São cerrados, lixados, pintados a mão no pincel. Também me dedico a outras técnicas, mas principalmente aos brinquedos de madeira, que são nosso carro-chefe. É um processo bem artesanal”, revela.


Há opções, inclusive, para adultos. “Fazemos para adultos e personalizados, como cães e gatos, que os clientes pedem conforme seus bichinhos.”


Fonte: ABC+

Data de publicação: 02/05/2025

2 de agosto de 2025
Parque do Caracol completa 52 anos com nova fase e programação especial
1 de agosto de 2025
Agosto em teatro em Canela
1 de agosto de 2025
Canela vive a magia da Temporada de Inverno com decoração encantadora e shows especiais
18 de julho de 2025
Festa Colonial de Canela exalta tradições, sabores e memórias do interior gaúcho
13 de julho de 2025
31ª Festa Colonial de Canela inicia com atrações inéditas e valorização da produção local
3 de julho de 2025
Feira do Livro terá sua 28ª edição, enquanto que Festival Gaúchos ocorrerá pela primeira vez
3 de julho de 2025
Publicação revela os lugares e atrativos com maior crescimento no interesse dos viajantes
30 de junho de 2025
Em edição histórica, 40° Natal Luz de Gramado confirma datas de grandes espetáculos
23 de maio de 2025
Parque do Caracol, em Canela, reabre neste sábado (24)
23 de maio de 2025
Confira ideias de passeios para fazer em um final de semana de carro
Mais Posts