-
+
-
+
-
+
Selecione

PONTOS TURÍSTICOS


CATEDRAL DE PEDRA DE CANELA

Situada bem no centro da cidade, a imponente catedral de Canela é toda revestida de pedra basalto, tem 65 metros de altura e ocupa uma quadra inteira com jardins ao seu redor. Possui um carrilhão de doze sinos de bronze e diversas obras de arte em sua parte interna.
A Catedral de Pedra de Canela foi eleita em 2010, uma das sete maravilhas do Brasil, pelo portal de noticias Terra.

A noite, a Catedral de Pedra é iluminada com show de luzes coloridas, e durante os eventos de Natal, ganha uma decoração especial.

ESTAÇÃO CAMPOS DE CANELLA

Localizado no coração de Canela, a Estação Campos de Canella reúne espaços de cultura e entretenimento, quiosques comerciais, lojas e um centro de gastronomia com pubs e restaurantes para os mais variados gostos. Com o intuito de preservar as origens e manter viva a identidade da cidade, a Estação Campos de Canella tem como base a revitalização da antiga estação férrea de Canela.

BELVEDERE - VALE DO QUILOMBO

Localizado a apenas 10 minutos do centro de Gramado, na Avenida das Hortênsias, é ponto tradicional de muitas fotos por apresentar uma vista espetacular do vale e das montanhas. Quando tem cerração a paisagem fica ainda mais surpreendente, com nuvens que parecem estar “suspensas” pelas árvores cobrindo todo o vale, deixando visível apenas o topo das montanhas.

PÓRTICO DE GRAMADO VIA NOVA PETRÓPOLIS

Utilizando a ERS 235 para chegar a Gramado (passando pela cidade de Nova Petrópolis, utilizando a chamada Rota Romântica), você irá encontrar o primeiro ponto turístico da cidade. Inaugurado em 1973, o pórtico com inspiração no estilo bávaro é ponto de parada para fotos. Construído em pedra com detalhes em lambrequim (madeira recortada) o pórtico dá as boas-vindas aos visitantes, oferecendo sempre um jardim impecável de ser apreciado.

LAGO NEGRO

Andar de pedalinho nas águas deste lago é um dos programas clássicos mais procurados em Gramado! O Lago Negro é um lugar tranquilo e pequeno, mas muito gostoso para uma caminhada ao ar livre e para descansar. Construído artificialmente, após um incêndio, um morador da cidade teria trazido árvores da Alemanha para decorar a margem do lago e, por isso, seu nome se tornou Lago Negro.

O lago tem águas bem escuras e em alguns momentos reflete os pinheiros e as hortênsias ao seu redor. Caso visite Gramado do final de novembro a meados de janeiro, prepare-se para se surpreender com os arbustos de hortênsia nas proximidades do Lago Negro, a quantidade de flores é incrível e o cenário é encantador!

RUA COBERTA

Localizada bem no centro da cidade de Gramado, é um espaço que reúne restaurantes, cafeterias e lojas. É palco de diversas apresentações culturais e de muitos eventos, incluindo o Festival de Cinema. Durante o Natal Luz, a Rua Coberta ganha uma decoração especial. Atrações na temporada de Páscoa e o tradicional Festival de Gastronomia também são realizados ali.

FONTE DO AMOR ETERNO

Baseada na famosa Fontana de Trevi, na Itália,  a Fonte do Amor Eterno reune milhares de apaixonados num dos mais belos pontos turísticos da cidade de Gramado.

Impossível falar de romantismo e não falar desta fonte, localizada entre a Igreja Matriz São Pedro e o Boulevard São Pedro, a fonte chama atenção por sua dezena de cadeados coloridos que a deixam ainda mais charmosa.

IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO

Bem no coração da cidade de Gramado está a Igreja Matriz São Pedro. A construção inspirada no estilo arquitetônico romano chama a atenção por sua beleza e hoje é um dos pontos turísticos mais fotografados. A história mostra que a iniciativa de edificar esta obra – originalmente uma capela de madeira – foi do Arcebispo D. João Becker, em 1917. Muitos anos depois, em 1943, começou a construção da igreja que vemos hoje, formada por 78 mil pedras basálticas e imensos vitrais sacros que foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier e que mostram as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo. O sino feito de bronze, aço e estanho pesa 1.000 quilos e em 2009 ele foi sistematizado eletronicamente. A igreja tem uma altura de 860 metros, sendo que a torre tem 46 metros.

PRAÇA MAJOR NICOLETTI

A praça central de Gramado leva o nome do 1º Sub-Intendente local, Major Nicoletti, que foi o responsável pela localização atual de Gramado, ao instituir a sede do Distrito em 1913. Inaugurada em 1936 e reformada em 2003, a Praça Major Nicoletti costuma estar repleta de turistas que elegem a praça para fazer muitas fotos – já que dela se tem uma vista privilegiada de outros quatro pontos turísticos: a Igreja Matriz São Pedro, o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta e a Avenida Borges de Medeiros.

LARGO DA BORGES

Passear sem pressa pelo Centro de Gramado é um programa imperdível em qualquer época do ano. É na mais badalada avenida da cidade você vai encontrar o Largo da Borges, um complexo de compras e entretenimento agradável e elegante.

RUA TORTA

Outro ponto turístico da cidade de Gramado, é a rua Emilio Sorgetz, a Rua Torta, ponto muito visitado que encanta e chama atenção do turista e de quem passa por ela.

Conhecida por sua sinuosa forma tortuosa, lembra uma das mais famosas ruas da Califórnia, a Lombard Street.

PRAÇA DAS ETNIAS - CASA DO COLONO

A Praça das Etnias fica próxima ao Centro de Gramado e reúne uma série de atrativos. Neste espaço foram reproduzidas três casas que representam os povos que colonizaram Gramado. Este é o motivo pelo qual você irá encontrar uma casa com arquitetura italiana (com um memorial), uma alemã (que é a Casa do Colono) e outra portuguesa.

LAGO JOAQUINA RITA BIER

Logo na chegada ao Centro de Gramado é possível ver de perto um de seus principais pontos turísticos. O Lago Joaquina Rita Bier é um lago artificial com 17 mil metros quadrados. Araucárias com mais de 70 anos resistem ao tempo e contribuem com sua parcela de beleza ao local que foi idealizado por Leopoldo Rosenfeld.

PALÁCIO DOS FESTIVAIS

Localizado na região central de Gramado, o Palácio dos Festivais sedia um dos mais importantes festivais de cinema de toda a América Latina, o Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro.

O evento ocorre todos os anos, desde 1973, no segundo semestre. Em 2020 chegou a 48ª edição como palco de debates e encontros entre artistas, cineastas, estudantes, pesquisadores de cinema e público em geral.

O festival exibe filmes de todos os lugares do mundo, desde curtas, média e longa metragem. E há uma competição, inclusive com voto popular, que elege os melhores filmes em diversas categorias. Os vencedores recebem uma estátua batizada de Kikito.

Share by: