7 lugares instagramáveis em Gramado
Saiba onde tirar fotos de tirar o fôlego, e que são totalmente de graça, em Gramado

Uma cidade linda e cheia de pontos turísticos, existem muitos pontos em Gramado que vale a pena não apenas ver, como parar para tirar aquela foto para as redes sociais e eternizar o momento. E em meio a tantos, existem os que todo turista deveria ir pelo menos uma vez.
Quem ama atualizar as redes sociais ou quer tirar aquela foto que vai para o Instagram, vai amar conhecer Gramado. E é claro que existem os lugares totalmente instagramáveis e que todos deveriam parar, pelo menos uma vez, ao passar pela cidade.
1. Igreja São Pedro
A Igreja São Pedro é um dos principais pontos turísticos de Gramado e pode render ótimas fotos. Inaugurada em 1942, a estrutura foi montada em pedra basáltica e possui vitrais lindos, com imagens sacras.
Funcionamento: Das 7 às 20 horas, todos os dias.
Onde fica: Av. Borges de Medeiros, nº 2659, bairro Centro.
Quanto custa: Gratuito.
2. Rua Torta
Outro ponto clássico de Gramado é a Rua Torta. Embora esse não seja o nome real, é como é conhecida pelas curvas icônicas. Ela é uma homenagem à Lombard Street, que fica no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Funcionamento: Sempre aberto.
Onde fica: Rua Emílio Sorgetz, nº 118, bairro Planalto.
Quanto custa: Gratuito.
3. Rua Coberta
A Rua Coberta é um local ótimo para tirar fotos, principalmente antes do almoço ou durante as compras, principalmente em dias de chuva, já que o lugar é repleto de restaurantes e lojas. Ela fica entre a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi e fica a poucos minutos da Igreja São Pedro.
Funcionamento: Sempre aberto.
Onde fica: Entre a Av. Borges de Medeiros, nº 2659, e a Rua Garibaldi, nº 379, bairro Centro.*
Quanto custa: Gratuito.
*A Rua Coberta fica entre as ruas, mas os números são aproximados.
4. Lago Negro
Este importante local de Gramado é um dos pontos que todo turista deve visitar antes de ir embora. Com uma paisagem linda, rodeado de flores e arbustos, o Lago Negro se chamava Vale do Bom Retiro até que um incêndio tomou conta da mata que existia no local.
Foi depois disso que Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago e importou árvores da Floresta Negra, da Alemanha, de onde vem o nome do lugar. Também é possível andar nos famosos pedalinhos.
Funcionamento: Sempre aberto (Pedalinhos das 8h30 às 18 horas).
Onde fica: Rua Vinte e Cinco de Julho, nº 439, bairro Casa Grande.
Quanto custa: Gratuito (Pedalinhos é preciso pagar o ingresso).
5. Fonte do Amor Eterno
A Fonte do Amor Eterno fica ao lado da Igreja São Pedro e é um dos pontos perfeitos para os apaixonados. Além de render ótimas fotos, é possível comprar um cadeado para colocar no local.
Funcionamento: Sempre aberto.
Onde fica: Av. Borges de Medeiros, nº 2659, bairro Centro.
Quanto custa: Gratuito (É preciso comprar o cadeado).
FIQUE POR DENTRO: Comunidade do interior de Gramado pode ser considerada uma das melhores vilas turísticas do mundo
6. Rua João Alfredo Schneider
Esta dica é especial para o outono, quando as folhas ficam laranja e começam a cair, e a Rua João Alfredo Schneider se transforma. Rodeada de árvores, fica no bairro Planalto e também é conhecida como a Rua dos Plátanos de Gramado.
Funcionamento: Sempre aberto.
Onde fica: Rua João Alfredo Schneider, bairro Planalto.
Quanto custa: Gratuito.
7. Belvedere – Vale do Quilombo
Para quem quer tirar fotos com a natureza, este é o local perfeito. Do alto dos 850 metros, as imagens tiradas diretamente do mirante podem ficar de tirar o fôlego.
Funcionamento: Sempre aberto.
Onde fica: Av. das Hortênsias, nº 2536, bairro Vila Suíça.
Quanto custa: Gratuito.
Dados como horários de funcionamento, valores e endereços foram checados até o fechamento desta matéria, nesta terça-feira (20).
Fonte: ABC+
Data de publicação: 20/05/2025