Em Canela, festival terá arte, debate e sustentabilidade em luzes

Em Canela, festival terá arte, debate e sustentabilidade em luzes

Quando a noite cair entre os dias 1º e 4 de maio, Canela não será mais somente um dos destinos mais encantadores da Serra Gaúcha, mas uma cidade-cenário, uma galeria a céu aberto, um palco onde a luz não apenas ilumina, mas também questiona, ensina e provoca. É nesse espírito que nasce a primeira edição do Canela Light Fest — Festival das Luzes, um evento que reúne arte contemporânea, consciência ambiental e troca de saberes.


Distante dos formatos comerciais e do uso publicitário da iluminação, o Canela Light Fest aposta em uma curadoria focada exclusivamente na expressão artística. Todos os trabalhos que integram o festival são de cunho artístico. VJs, arquitetos, designers, performers e artistas visuais se reúnem para apresentar vídeos, instalações, esculturas de luz, intervenções urbanas, mapping e light painting, em uma experiência imersiva e gratuita.


O Festival prioriza o uso de luzes de baixo consumo, reafirmando o compromisso com a energia limpa e com o meio ambiente. A proposta não fica apenas na estética: o Canela Light Fest quer formar, inspirar e transformar. Por isso, promove oficinas para crianças e adolescentes, despertando nelas o interesse pela arte digital e pela preservação ambiental.


Ao todo, participam do evento 10 artistas convidados e 5 selecionados em concurso. A Praça João Corrêa será o palco principal das intervenções, com esculturas de luz tridimensionais, dança com luz, VJ no multipalco e a instalação de André Severo com projeções no palco do teatro. Daniel Lima apresenta a “Cobra Grande”, obra interativa que segue os passos dos visitantes. Kira Lua trará duas criações potentes: “Seres Imaginários”, que brilham na luz negra, e “Mito da Gralha Azul”, performance com gralhas iluminadas vestidas por duas indígenas que dançarão uma coreografia narrada pelo cacique Maurício.. Haverá ainda atividades infantis com tintas fosforescentes e luz negra, garantindo um espaço lúdico e criativo para os pequenos.


Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de debates com a presença dos artistas, abertos à comunidade, são parte essencial da programação oficial.


Além disso, uma oficina especial será oferecida às crianças e adolescentes do Centro Social Padre Franco, ampliando o alcance social do festival e reafirmando seu caráter formativo.


O Canela Light Fest – Festival das Luzes é uma realização da Miraceti Projetos Culturais, através da Lei de Incentivo Cultural, com o patrocínio de Açúcar Guarani, Vitivinícola Jolimont, Redecard Itaú e apoio da Prefeitura Municipal de Canela, IEAVI – Instituto Estadual de Artes Visuais e UCS – Universidade de Caxias do Sul, com financiamento Prócultura – RS.


SERVIÇO:

Canela LightFest – Festival das Luzes 2025

Local: Praça João Corrêa, Canela, RS

Data: 1º a 4 de maio de 2025


Fonte: Jornal Digital Canela

Data de publicação: 09/04/2025

1 de setembro de 2025
O palco da Rua Coberta receberá, na primeira noite do evento, dia 5, show com Os Fagundes, às 19h30
15 de agosto de 2025
Lago Negro, em Gramado, e Catedral de Pedra, em Canela, estão no top 10 à nível Brasil
10 de agosto de 2025
Catedral de Pedra está no top 10 de principais atrações do Brasil
10 de agosto de 2025
Novidade será no primeiro dia de festival e vai reunir filmes produzidos em escolas de todo o Brasil
10 de agosto de 2025
As entradas custam entre R$ 180 e R$ 540, conforme modalidade adquirida e se é meia-entrada ou inteira
2 de agosto de 2025
Parque do Caracol completa 52 anos com nova fase e programação especial
1 de agosto de 2025
Agosto em teatro em Canela
1 de agosto de 2025
Canela vive a magia da Temporada de Inverno com decoração encantadora e shows especiais
18 de julho de 2025
Festa Colonial de Canela exalta tradições, sabores e memórias do interior gaúcho
13 de julho de 2025
31ª Festa Colonial de Canela inicia com atrações inéditas e valorização da produção local
Mais Posts